cabaça o fruto global

Fruto mágico e misterioso, a cabaça terá sido das primeiras plantas cultivadas pelo Homem

Cabaça-O Fruto Global

 Algumas Cabaças a secar na nossa estufa

O Fruto global

Existem registros arqueológicos, na escrita e na arte, que comprovam a existência da cabaça, e sua utilidade, em todos os continentes.
Podemos afirmar, seguramente, que este é um FRUTO GLOBAL.

Fruto de Tradição

 

 

Da família das Cucurbitáceas, a Cabaça comum (lagenaria siceraria), é fruto de uma planta trepadeira muito comum nos campos cultivados, de Norte a Sul de Portugal. No mundo conhecem-se mais de noventa géneros dessa família, e existem mais de novecentas espécies catalogadas
Embora ao longo das últimas décadas a tradição se tenha perdido um pouco no nosso país, a Cabaça ainda faz parte da memória coletiva e está presente no imaginário das gerações dos nossos pais e avós.

 

“Não vi velha nem velhinha,
  Não vi velha nem velhão

  Corre, corre, Cabacinha,
  Corre, corre, Cabação”

bottle gourd, lagenaria siceraria, crop

lagenaria siceraria

Pode ser comestível,  e possui propriedades medicinais ou tóxicas, consoante as espécies ou as quantidades ingeridas.

 OBRA de ARTE  NATURAL

A diversidade de formas é uma das características que destacam a Cabaça, no reino vegetal. Podemos econtrá-las redondas, ovais, em forma de garrafa (a tradicional cabaça peregrino),  compridas como serpentes, anãs, ou com enormes pescoços direitos ou retorcidos. Cada cabaça tem uma identidade própria, sendo por isso considerada como uma obra de arte do reino vegetal.
Tem sido utilizada desde sempre como objeto decorativo, mesmo no seu estado natural.
Outra característica da Cabaça, que a distingue de outras espécies da mesma família, encontra-se na sua textura e dureza. Depois de seca torna-se numa superficíe muito semelhante á madeira, fazendo dela uma perfeita matéria prima, que é utilizada para fabricar todo o tipo de objectos utilitários, tais como tigelas, copos, pratos, cantis, etc.

Superfície de Trabalho perfeita

Apesar do seu cariz utilitário, podemos afirmar que é na arte e artesanato que ela ganha a sua maior expressão, actualmente.
Enquanto seca, durante um período de aproximadamente seis meses,  ela vai passando dos tons de verde aos amarelos claros, ocres, até aos castanhos. Pode ficar matizada de vários tons, devido à acção de fungos que ocorrem durante o seu processo de secagem, e que por vezes dão origem a cores e padrões de uma beleza irreproduzível. 
As suas características naturais transformam-na numa perfeita superfície de trabalho, muito semelhante à madeira.
Técnicas como a pirogravura, gravação,  recorte, burilado, pintura, etc, são utilizadas para a transformar em  lindas peças de artesanato ou mesmo verdadeiras obras de arte que podem ser vistas, inclusivé em Museus, em vários países, no mundo inteiro.
Este artigo tem como intenção apresentar a CABAÇA a todos os que desconhecem a verdadeira magia que rodeia este misterioso FRUTO da TERRA.
Outros artigos se seguirão, onde será mais explorado aquilo a que podemos chamar de uma verdadeira Cultura da Cabaça. Passando pelos poderes mágicos e sagrados, que alguns povos lhe atribuem, até às suas mais variadas expressões nos mundos da Arte e Artesanato, desde os tempos mais remotos até à actualidade.

gourd bowl, native american, virginia indians
gourd, china, culture

deixe aqui o seu comentário

Pode entrar com a sua conta de facebook, registar-se no nosso site, ou comentar como convidado. 
A sua opinião é importante e ajuda-nos a evoluir.

Subscrever comentário
Notificar
guest
2 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

kabart blog

No nosso Blog que poderão encontrar muitas curiosidades acerca da Cabaça e informação importante em todas as áreas do nosso trabalho. 
Visitem-no e fiquem a par das novidades.